Entender a Terapia Ocupacional #WorldOTDay
Se foi hospitalizado ou submetido a uma cirurgia recentemente, é possível que o seu médico o aconselhe a fazer terapia ocupacional. Se for como muitos das pessoas que acompanhamos, talvez nunca tenha ouvido este termo e lhe pareça estranha a relação entre as palavras “ocupação” e “terapia”.
As nossas ocupações são, no fundo, as coisas que fazemos e que reflectem quem somos: a nossa profissão, os nossos hobbies, os nossos papéis sociais, etc. Mas para realizar uma ocupação significativa, temos de executar diariamente inúmeras actividades. Coisas tão simples como lavar os dentes, preparar uma refeição, conduzir um carro, escrever no computador, lavar o chão ou praticar um desporto são exemplos de actividades que desempenhamos todos os dias.
Para o terapeuta ocupacional é essencial que as ocupações que são significativas para si e que deixou de conseguir realizar devido a um problema de saúde possam voltar a ser realizadas. Por exemplo, se adora (ou precisa de) cozinhar mas deixou de conseguir descascar os alimentos, o terapeuta ocupacional pode ajudá-lo. Se lhe passou a ser difícil tomar banho ou vestir-se sozinho, o terapeuta ocupacional terá certamente técnicas, estratégias e produtos de apoio que serão valiosas ajudas para si. Se já não consegue tocar o seu instrumento preferido, ou ir buscar as crianças à escola no seu automóvel, ou fazer as compras sozinho, também pode valer a pena consultar este profissional.
Ele vai começar por conversar consigo sobre as suas ocupações, o ambiente em que vive e as suas características pessoais. Depois, vai ajudá-lo a estabelecer objectivos realistas para a intervenção e vai propor-lhe um plano de trabalho que pode incluir vários tipos de adaptações, realização de treinos e actividades terapêuticas que vão permitir-lhe progredir em direcção à sua autonomia.
O foco da atenção do terapeuta ocupacional não é apenas a parte do seu corpo que sofreu um problema de saúde. Ele vai preocupar-se ainda mais com as consequências que as limitações que sente têm na sua vida, e procurará ajudá-lo a encontrar formas de ultrapassar essas limitações.
O terapeuta ocupacional pode ajudá-lo em casa, mas também terá uma palavra a dizer quando tencionar regressar ao trabalho, ou quando pretender retomar a sua vida social e comunitária após uma interrupção por motivos de saúde.
Estes profissionais podem intervir com pessoas de todas as idades e em praticamente todas as situações. Basta pensar: “há alguma coisa que eu queria conseguir fazer e não consigo? Algo que me faz falta fazer no dia-a-dia?” Se a resposta é afirmativa, o terapeuta ocupacional é o profissional a consultar.
Ainda tem dúvidas sobre o que faz o terapeuta ocupacional? Quer saber se um terapeuta ocupacional o pode ajudar? Contacte-nos para o geral@projectoeuconsigo.pt ou 966791799.
Leave a Comment