Serviço de mesa para pessoas com demência

Quando a avó da designer Sha Yao foi diagnosticada com a doença de Alzheimer, ela verificou em primeira mão de que forma esta demência ou outras disfunções neurodegenerativas, podem transformar as tarefas mais simples em verdadeiros desafios.

Assim, Yao desenhou um serviço de mesa composto por 20 peças especialmente desenhadas para dar resposta às necessidades motoras e cognitivas. Esse serviço é composto por um tabuleiro, pratos, copos e talheres adaptados, com cores vivas, uma vez que um estudo realizado pela Universidade de Boston revelou que as pessoas com défices cognitivos consomem 84% mais líquidos e 24% mais comida, quando esses alimentos se encontram em recipientes com cores vivas.

collagekkkkk

A designer acredita que:

aumentar a consciência e dar resposta às necessidades específicas de pessoas com incapacidades permite que estas mantenham a sua dignidade, mantendo a sua autonomia, tanto quanto possível, e reduzindo a sobrecarga dos cuidadores / familiares”.

Conheça este serviço de mesa aqui.

As ajudas técnicas podem representar um recurso importante para promover a autonomia das pessoas. No entanto é fundamental que exista um aconselhamento e acompanhamento de profissionais especializados, como os terapeutas ocupacionais, para que se possa selecionar quais as ajudas técnicas mais adequadas e para que se possa tirar um máximo partido desses produtos.

Precisa de ajuda? Contacte-nos.

Leave a Comment

Partilhe :)