Os terapeutas ocupacionais podem intervir com as pessoas com demência nas suas próprias casas, avaliando o contexto e realizando as adaptações necessárias de forma que a segurança do cliente esteja assegurada e promovendo a sua autonomia. Podem também desenvolver treinos cognitivos e outro tipo de actividades para que a evolução da doença não se faça tão rapidamente.
Em lares ou centros de dia, os terapeutas ocupacionais intervêm de forma a manter as competências e capacidades existentes durante o maior tempo possível.
Estimular a função, promover relações interpessoais e a participação social, e encontrar formas da pessoa com demência continuar a apreciar e a desfrutar da sua vida são os principais pontos-chave para uma intervenção de sucesso da Terapia Ocupacional. Fornecer estratégias aos familiares, cuidadores e à pessoa com demência, e promover as competências da pessoa, irá permitir que tanto o cliente como os cuidadores sintam que têm o suporte e a ajuda necessária para desfrutar a vida ao máximo.