Date: Novembro 24, 2016

Author: Eu Consigo

Tags:

No Comments »

Porque é que o Terapeuta Ocupacional está sempre a brincar com o meu filho?

Enquanto Terapeutas Ocupacionais, esta é uma pergunta que ouvimos frequentemente na área da pediatria – “Porque é que o terapeuta passa as sessões todas a brincar com o meu filho?”.

Embora possa não parecer uma sessão terapêutica, existem objectivos definidos que estão a ser concretizados com as actividades propostas. Um bom terapeuta tem a capacidade de mascarar as actividades e técnicas terapêuticas através do brincar. O objectivo passa por tentar tornar a sessão divertida e entusiasmante enquanto se cria um ambiente que seja confortável para a criança e que a faça desejar regressar.

Occupational_Therapy_from_Stepping_Stones_CA

 O brincar representa a principal ocupação das crianças (AOTA, 2002), e é vista como uma necessidade e como uma ocupação fundamental para o desenvolvimento de competências do dia-a-dia. Para além disso, o brincar pode promover competências motoras, estimular a imaginação, reforçar competências sociais e fomentar o raciocínio. Brincar permite à criança desenvolver interesses e é algo que é universalmente acessível.

O brincar pode ser utilizado na Terapia Ocupacional com dois objectivos: para melhorar o desempenho nessa ocupação que, como já foi referido, é essencial no dia-a-dia da criança bem como para o seu desenvolvimento; ou como meio para promover uma capacidade ou competência específica.

Para que isto se torne mais claro de seguida serão apresentadas algumas actividades que podem ser utilizadas nas sessões de Terapia Ocupacional e que, “à vista desarmada” pareçam apenas brincadeiras/jogos, mas onde cada uma delas têm benefícios terapêuticos.

 yut

Ainda que possa parecer que as sessões do seu filho não passam de jogos e diversão, lembre-se que o Terapeuta Ocupacional tem objectivos terapêuticos previamente delineados para cada uma das actividades realizadas. Uma comunicação transparente entre pais e terapeutas é fundamental, por isso se existe alguma actividade que gostava de compreender melhor não tenha receio de perguntar.

Texto traduzido e adaptado a partir de Why is the occupational therapist playing with my child?

Saiba mais sobre a intervenção do terapeuta ocupacional em pediatria

 

Leave a Comment

Partilhe :)