fbpx

Grupos para crianças

crianças-1

 

Tendo em vista a sensibilização dos pais de crianças com autismo e o ensino de estratégias e integração de comportamentos ajustados por parte destas, o Projecto Eu Consigo desenvolveu um programa de Treino de Competências Sociais para crianças com dificuldades de interacção social e comunicação e/ou com autismo.

 Pressupostos do Programa:

–  Avaliação individual da criança através da observação direta do comportamento da criança
–  Entrevista aos pais e/ou outros cuidadores
–  Levantamento de problemas, necessidades e expectativas
–  Definição de horários e frequência no programa
– Estabelecimento de relação terapêutica e laços de confiança entre terapeuta e criança, em contexto de reabilitação individual.
–  Integração futura da criança num grupo adequado às suas competências, faixa etária, objectivos e contextos

 Objectivos do Programa:

– Capacidade de integrar e processar a informação captada, e aplicá-la em novas situações;
– Melhorar o desempenho social e interacções através da promoção da aquisição, execução e generalização de comportamentos;
– Ensino de estratégias e habilidades sociais para melhorar o desempenho da competência social individual;
– Utilização de técnicas que incluam vivências da criança, empregues através de actividades lúdicas, dramatizações, exploração e leitura de histórias, músicas, fantoches. Quando observamos bem somos capazes de nos aperceber e compreender os sinais dos outros, se está interessado ou aborrecido, se quer ou não falar connosco, se precisa de apoio, se nos pode ajudar.

  Exemplos de sessões – expressão emocional e de sentimento

– Expressão Emocional e trabalho de sentimentos (conhecer sentimentos, expressar sentimentos adequados, compreender os meus sentimentos e os dos outros)
– Conhecer os sentimentos, expressar os sentimentos adequados, compreender os meus sentimentos e os dos outros
– Criar um espaço de partilha de experiênciasO que é a linguagem não verbal? Não se usam palavras mas sim gestos, sendo que a expressão facial é uma das primeiras pistas do estado emocional

 Exemplos de sessões – comunicação não verbal

– Comunicação não verbal (movimento e expressões corporais – gesticulação, contacto ocular, aparência, expressão facial, postura e paralínguistica)
– Atender à postura como uma forma de comunicação de sentimentos.
– Sensibilizar para a observação dos sinais do nosso corpo e dos outros.
– Permitir expressar sentimentos sem palavras