Ginástica Cerebral Sénior – Sessão gratuita no Dia dos Avós

O que é que faz bem ao corpo e ao cérebro, e ainda lhe proporciona um Dia dos Avós diferente, sem gastar nada? A aula aberta de Ginástica Cerebral Sénior no Complexo Desportivo de São Domingos de Rana. Reserve já o seu lugar. Basta ligar o 21 445 30 82 ou 91 749 77 67 e dar o seu nome. Estamos à sua espera no dia 26 de Julho às 10h30!

gin cer 500

O QUE É A GINÁSTICA CEREBRAL SÉNIOR?

A Ginástica Cerebral Sénior é um novo conceito desenvolvido pela Eu Consigo (Terapia Ocupacional) e a Mais Fisio (Fisioterapia), que integra os benefícios das classes de movimento e da estimulação cognitiva numa só aula de grupo. A aula é concebida para a faixa etária acima dos 50 anos e dada alternadamente por uma fisioterapeuta e uma terapeuta ocupacional.

BENEFÍCIOS

Diversos estudos têm vindo a confirmar que a actividade física, e em particular certos movimentos intencionais, têm consequências benéficas quando se pretende atrasar o declínio da memória, compreensão e processamento, dificuldades que habitualmente se agravam com o avançar da idade.

De um modo geral, os praticantes deste tipo de ginástica relatam melhorias ao nível de concentração, memória, capacidade de leitura, escrita e cálculo, coordenação física, capacidades de organização, capacidade de assumir responsabilidades e atitude mais positiva.

Por terem estes benefícios e serem muito simples, os exercícios de ginástica cerebral são especialmente bem recebidos pelo público sénior, que aprecia igualmente o facto de as aulas serem desenvolvidas e adaptadas tendo em conta as características de cada indivíduo que integra o grupo.

ESTIMULAÇÃO COGNITIVA E NEUROPLASTICIDADE

No decurso do século XX a ideia de que o cérebro só se modificava e desenvolvia durante os primeiros anos de vida foi substituída pela noção, apoiada por diversos estudos, de neuroplasticidade, isto é, a capacidade que o cérebro tem de se (re)adaptar a novas circunstâncias e estímulos ou alterações provocadas pelo envelhecimento ou patologia do sistema nervoso central.

A Ginástica Cerebral baseia-se nesta noção, tendo como principal pressuposto que através do movimento intencional é possível estimular a aprendizagem e induzir mudanças plásticas e dinâmicas no sistema nervoso central, permitindo que zonas distintas do cérebro assumam a execução de tarefas atribuídas a zonas danificadas.

Nesta modalidade, o factor de diferenciação é precisamente a palavra “intencional”, na medida em que a ginástica cerebral não consiste numa simples repetição de movimentos, mas na constante superação de desafios sob a forma de movimentos.

Este tipo de ginástica é inspirado em conceitos como o “Braingym” ou o “Neuromovement”, que noutros países estão a envolver cada vez mais seguidores, particularmente entre as crianças e as pessoas idosas.

ESTIMULAÇÃO FÍSICA

Com o envelhecimento, naturalmente, perdem-se aptidões, nomeadamente a diminuição do equilíbrio, coordenação, massa e força muscular, que conduzem ao sedentarismo.

Atualmente está comprovado que, quanto mais ativa é uma pessoa, menos limitações físicas ela tem. A prática de atividade física promove o aumento da massa muscular, da força muscular, da flexibilidade, da tolerância ao esforço, da diminuição da dor.

Como benefícios psicossociais encontram-se o alívio da depressão, o aumento da auto-confiança, a melhora da auto-estima.

Um programa de exercícios físicos bem direcionado e eficiente para esta faixa etária deve ter como objetivo a melhoria da capacidade física do sénior, diminuindo a deterioração das variáveis de aptidão física e psicológica como resistência cardiovascular, força, flexibilidade e equilíbrio, o aumento do contacto social e a redução de problemas psicológicos como a ansiedade e a depressão.

A atividade física tem-se confirmado como o principal procedimento terapêutico da síndrome da imobilidade, donde podemos entender que o quadro funcional desfavorável se instala pela progressiva redução da atividade motora e, por intermédio da sua reativação, pode ser progressivamente revertido.

Esta é uma iniciativa da Eu Consigo e da Mais Fisio, com o apoio da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana e do Complexo Desportivo de São Domingos de Rana.

 

2 Responses to “Ginástica Cerebral Sénior – Sessão gratuita no Dia dos Avós”

  • Maria Teresa TraviesoJulho 23, 2015 at 5:28 pm Responder

    Tenho 72 anos e tenho sido desde que cheguei de África,(ou por outra até há 5 anos),auxiliar de geriatría, principalmente de pessoas com Alzhaimer.Hoje acho que quem precisa de uma ajuda sou eu…….é pena os Srs. estarem um bocado longe da minha casa. Eu moro em Agualva-Cacém. Mas gostaria muito de poder seguir o vosso curso,pois estou convencida de que já me vou esquecendo de muitas coisas………se houvesse uma maneira de tentar perceber se isto é normal ou não,eu gostaria muito. Também gostava de vos perguntar se só farão este convívio agora,é que estou de férias em Arganil,e não dá ir aí agora.Desde já agradeço a atenção dispensada.Sinceros cumprimentos. M. Teresa

    • Eu ConsigoJulho 23, 2015 at 7:16 pm Responder

      Cara Maria Teresa,
      Estamos a contar ter aulas regulares a partir de Setembro em São Domingos de Rana. Se quiser pode participar numa delas para experimentar, visto que não vai cá estar no dia 26. Vamos enviar-lhe um e-mail com mais informações.

Leave a Comment

Partilhe :)