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Terapia Ocupacional nos Contextos de Desempenho – Madeira
Maio 25, 2019 * 9:30 am - 6:30 pm
185€
ENQUADRAMENTO:
A intervenção da Terapia Ocupacional no ambiente de desempenho é cada vez mais relevante em Portugal, um país onde, precisamente por existirem múltiplas carências, há também espaço para os terapeutas ocupacionais crescerem como profissionais e diversificarem as suas abordagens, colaborando no apoio ao doente e ao cuidador no domicílio; na prestação de serviços inovadores às instituições; na adaptação de habitações onde seja possível envelhecer em segurança; na criação de postos de trabalho adaptados a pessoas com todos os tipos de constituição física, com ou sem deficiência; na prevenção de doenças profissionais; no apoio à criação de espaços públicos acessíveis a todos e em tantas outras situações. Compreender as especificidades da intervenção no ambiente de desempenho permite ao terapeuta ocupacional repensar a sua abordagem e considerar novos rumos para a sua actividade profissional.
MODALIDADE DA FORMAÇÃO:
Formação Contínua
ÁREA DE FORMAÇÃO:
Terapia e Reabilitação
ENTIDADE PROMOTORA:
ENTIDADE FORMADORA:
DESTINATÁRIOS
Terapeutas ocupacionais e estudantes de Terapia Ocupacional
DURAÇÃO:
7 horas (09h30-13h30 / 14h30-18h30)
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO:
Presencial
LOCAL:
Melia Madeira Mare
Rua de Leichlingen 2, 9000-003 Funchal
OBJECTIVOS GERAIS:
No final da formação os formandos deverão avaliar os ambientes de desempenho e as ocupações de acordo com as características da pessoa, de modo a proceder às adaptações necessárias a um desempenho satisfatório e saudável.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
- Saber saber
Indicar os principais factores distintivos da intervenção no contexto de desempenho
Categorizar os contextos de desempenho de acordo com as diferentes áreas de desempenho
Identificar barreiras ao desempenho
- Saber fazer
Seleccionar os dados relevantes para a avaliação de desempenho e dos contextos
Seleccionar as adaptações mais adequadas em cada caso
Seleccionar os tipos de produtos de apoio e de comunicação alternativa mais indicado(s) para cada caso
Adaptar a ocupação e o contexto de acordo com as características de cada caso
Preparar o processo de intervenção de modo a incluir na abordagem outros agentes (cuidadores formais e informais, empregadores, entre
outros)
- Saber ser
Reconhecer os benefícios da intervenção nos ambientes de desempenho
Assumir a condição de profissional de referência para avaliar e adaptar ambientes de desempenho às características individuais de cada pessoa
Assumir uma postura crítica face à própria prática profissional
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
- Áreas de desempenho
- Causas de alterações ao desempenho
- Consequências da inadaptação dos contextos de desempenho e/ou das ocupações:
- Privação Ocupacional
- Auto-estima/auto-conceito
- Segurança
- Ambiente social
- Intervenção nos ambientes de desempenho:
- Domicílio
- Ambiente profissional
- Comunidade
- Adaptação dos ambientes de desempenho
- Adaptação de tarefas, actividades ou ocupações
- Dimensões da avaliação da intervenção
- A casa
- O local de trabalho
- Socialização
- Reconhecimento e valorização pessoal
- Os cuidadores
- A comunidade
- Exploração de casos práticos
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO:
Métodos utilizados: expositivo, interrogativo e activo
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
Na presente formação a avaliação de aprendizagens será constituída por:
1) Avaliação formativa:
-Componente de observação- observação directa dos formandos, com resultados registados em ficha de observação.
Aspectos a avaliar: atenção, participação individual, participação de grupo, domínio dos conteúdos e aplicação dos conteúdos a casos específicos.
2) Avaliação sumativa:
-Teste de selecção ou resposta fechada, do tipo escolha múltipla.
ASSIDUIDADE DOS FORMANDOS:
Uma vez que a organização da formação é presencial e a mesma tem a duração de apenas 7 horas, os formandos deverão comparecer a 100% do tempo total da formação. Essa assiduidade é verificada através da assinatura da respectiva folha de presenças. Os atrasos superiores a 15 minutos, relativamente aos horários estabelecidos (período da manhã e período da tarde), carecem de justificação. Compete ao Coordenador de cada formação a aceitação de justificações de faltas apresentadas pelos formandos, registando na folha de presenças se a mesma será justificada ou não.
CONDIÇÕES DE CERTIFICAÇÃO FINAL:
Aos formandos será entregue um certificado de formação certificada, emitido pela plataforma Sigo .
RECURSOS DIDÁTICOS/PEDAGÓGICOS:
-Computador
-Powerpoint
-Datashow
-Vídeos
-Materiais exemplificativos
RECURSOS FÍSICOS:
Instalações e equipamentos específicos adequados à realização da formação.
FORMADOR:
António Marques – Terapeuta Ocupacional com experiência no tratamento e aconselhamento especializado a pessoas com mais de 65 anos. Exerce funções como terapeuta ocupacional do Hospital Ortopédico de Sant’Anna e como colaborador da Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Formador credenciado (CAP) pelo I.E.F.P., é coordenador de formação e co-fundador da Eu Consigo, onde assume funções de planeamento estratégico, bem como a supervisão e coordenação técnica da equipa.
Consulte o Regulamento aqui – Regulamento de formação
VALOR:
185€
Dados de pagamento:
Titular: Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais
IBAN: PT50 0033 0000 0000 9554 0160 5