ENQUADRAMENTO:
A intervenção da Terapia Ocupacional no ambiente de desempenho é cada vez mais relevante em Portugal, um país onde, precisamente por existirem múltiplas carências, há também espaço para os terapeutas ocupacionais crescerem como profissionais e diversificarem as suas abordagens, colaborando no apoio ao doente e ao cuidador no domicílio; na prestação de serviços inovadores às instituições; na adaptação de habitações onde seja possível envelhecer em segurança; na criação de postos de trabalho adaptados a pessoas com todos os tipos de constituição física, com ou sem deficiência; na prevenção de doenças profissionais; no apoio à criação de espaços públicos acessíveis a todos e em tantas outras situações. Compreender as especificidades da intervenção no ambiente de desempenho permite ao terapeuta ocupacional repensar a sua abordagem e considerar novos rumos para a sua actividade profissional.
MODALIDADE DA FORMAÇÃO:
Formação Contínua
ÁREA DE FORMAÇÃO:
Terapia e Reabilitação
ENTIDADE PROMOTORA:
ENTIDADE FORMADORA:
DESTINATÁRIOS
Terapeutas ocupacionais e estudantes de Terapia Ocupacional
DURAÇÃO:
7 horas (09h30-13h30 / 14h30-18h30)
ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO:
Presencial
LOCAL:
Melia Madeira Mare
Rua de Leichlingen 2, 9000-003 Funchal
OBJECTIVOS GERAIS:
No final da formação os formandos deverão avaliar os ambientes de desempenho e as ocupações de acordo com as características da pessoa, de modo a proceder às adaptações necessárias a um desempenho satisfatório e saudável.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
Indicar os principais factores distintivos da intervenção no contexto de desempenho
Categorizar os contextos de desempenho de acordo com as diferentes áreas de desempenho
Identificar barreiras ao desempenho
Seleccionar os dados relevantes para a avaliação de desempenho e dos contextos
Seleccionar as adaptações mais adequadas em cada caso
Seleccionar os tipos de produtos de apoio e de comunicação alternativa mais indicado(s) para cada caso
Adaptar a ocupação e o contexto de acordo com as características de cada caso
Preparar o processo de intervenção de modo a incluir na abordagem outros agentes (cuidadores formais e informais, empregadores, entre
outros)
Reconhecer os benefícios da intervenção nos ambientes de desempenho
Assumir a condição de profissional de referência para avaliar e adaptar ambientes de desempenho às características individuais de cada pessoa
Assumir uma postura crítica face à própria prática profissional
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS:
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO:
Métodos utilizados: expositivo, interrogativo e activo
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO:
Na presente formação a avaliação de aprendizagens será constituída por:
1) Avaliação formativa:
-Componente de observação- observação directa dos formandos, com resultados registados em ficha de observação.
Aspectos a avaliar: atenção, participação individual, participação de grupo, domínio dos conteúdos e aplicação dos conteúdos a casos específicos.
2) Avaliação sumativa:
-Teste de selecção ou resposta fechada, do tipo escolha múltipla.
ASSIDUIDADE DOS FORMANDOS:
Uma vez que a organização da formação é presencial e a mesma tem a duração de apenas 7 horas, os formandos deverão comparecer a 100% do tempo total da formação. Essa assiduidade é verificada através da assinatura da respectiva folha de presenças. Os atrasos superiores a 15 minutos, relativamente aos horários estabelecidos (período da manhã e período da tarde), carecem de justificação. Compete ao Coordenador de cada formação a aceitação de justificações de faltas apresentadas pelos formandos, registando na folha de presenças se a mesma será justificada ou não.
CONDIÇÕES DE CERTIFICAÇÃO FINAL:
Aos formandos será entregue um certificado de formação certificada, emitido pela plataforma Sigo .
RECURSOS DIDÁTICOS/PEDAGÓGICOS:
-Computador
-Powerpoint
-Datashow
-Vídeos
-Materiais exemplificativos
RECURSOS FÍSICOS:
Instalações e equipamentos específicos adequados à realização da formação.
António Marques – Terapeuta Ocupacional com experiência no tratamento e aconselhamento especializado a pessoas com mais de 65 anos. Exerce funções como terapeuta ocupacional do Hospital Ortopédico de Sant’Anna e como colaborador da Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Formador credenciado (CAP) pelo I.E.F.P., é coordenador de formação e co-fundador da Eu Consigo, onde assume funções de planeamento estratégico, bem como a supervisão e coordenação técnica da equipa.
VALOR:
185€
Titular: Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais
IBAN: PT50 0033 0000 0000 9554 0160 5