6 horas
14 e 19 de Setembro
Sábado 9h30-12h30
Quinta 18h-21h
E-Learning síncrona (plataforma Zoom)
A interocepção é hoje conhecida como o “oitavo sentido”, depois da propriocepção e do sistema vestibular e é um conceito que tem vindo a ganhar relevância no domínio das neurociências e da Terapia Ocupacional. O funcionamento interoceptivo é crucial para a regulação homeostática/fisiológicas do corpo, incluindo a fome, a sede e a necessidade de ir à casa de banho. Desempenha também um papel vital na regulação emocional e na manutenção de estados de bem-estar. A interocepção é, portanto, essencial para a saúde do indivíduo e para a sua participação ocupacional.
A interocepção é um campo de interesse que cruza diversas disciplinas como as neurociências, a psicologia e a terapia ocupacional. Em 2020, a AOTA incorporou a interocepção no seu quadro de referência e vários terapeutas ocupacionais nos EUA estão a desenvolver trabalhos centrados em estratégias de intervenção nesta área, nomeadamente em pediatria e saúde mental. Contudo, na Europa, e particularmente em português, existem poucas ou nenhumas formações disponíveis.
Introduzir conceitos-chave, estratégias de avaliação e de intervenção em interocepção na prática clínica do terapeuta ocupacional.
Saber-Saber
Compreender os princípios fundamentais do funcionamento interoceptivo.
Valorizar o funcionamento interoceptivo para a saúde do indivíduo e da sua participação ocupacional.
Diagnosticar o impacto do funcionamento interoceptivo nas disfunções da participação ocupacional.
Estabelecer uma relação entre os conhecimentos atuais sobre diferentes patologias e o funcionamento interoceptivo.
Distinguir os padrões de disfunção e o seu impacto na participação ocupacional.
Saber-fazer
Utilizar a entrevista inicial para recolher informações sobre eventuais queixas interoceptivas.
Criar momentos específicos para avaliar o funcionamento interoceptivo.
Implementar estratégias específicas de intervenção e de compensação das disfunções interoceptivas.
Comunicar informações pertinentes sobre o funcionamento interoceptivo do cliente (ao cliente, família, equipas, …) e o seu impacto na participação ocupacional.
Saber-ser
Ajustar a forma de comunicar, favorecendo a expressão de sensações corporais, associadas ao funcionamento homeostásico e emocional.
Responder com curiosidade e sem julgamento.
Articular aspectos relacionados com o corpo a partir do referencial do cliente (da sua experiência, vocabulário, conhecimentos).
Valorizar o papel do terapeuta ocupacional no acompanhamento das dificuldades interoceptivas.
Conceitos-chave: interocepção e neurociências
Processo interoceptivo
Da sensação corporal à ação
Perturbações interoceptivas
Autismo
Perturbações alimentares
Ocupação e participação ocupacional
Avaliação das disfunções interoceptivas
Princípios-chave da intervenção
Destinatários:
Terapeutas Ocupacionais e Estudantes de Terapia Ocupacional
ENTIDADE PROMOTORA:
ENTIDADE FORMADORA:
ENTIDADE CERTIFICADORA:
Métodos utilizados: expositivo, demonstrativo e activo
Formativa – Observação da execução de exercícios; formulação de questões orais.
Sumativa – teste de escolha múltipla no final da formação
Domínio de conteúdos 10%;
Aplicação de conteúdos a situações concretas 10%;
Participação individual 10%;
Participação de grupo 10%;
Atenção 10%;
Aquisição de conhecimentos 50%
A classificação final é apurada da seguinte forma: ficha de observação dos formandos 50%+teste de avaliação 50% Escala de avaliação: 1 – Insatisfaz 2 – Satifaz 3 – Bom 4 – Muito Bom 5 – Excelente
Os formandos deverão comparecer a 90% do tempo total da formação, mantendo as suas câmaras ligadas no caso de formação online. Os atrasos superiores a 15 minutos, relativamente aos horários estabelecidos, carecem de justificação. Compete ao Coordenador de cada formação a aceitação de justificações de faltas apresentadas pelos formandos, registando na folha de presenças se a mesma será justificada ou não.
Aos formandos com aproveitamento na formação será entregue um certificado de formação por entidade certificada, emitido através da Plataforma SIGO.
-Computador com câmara e microfone
-Powerpoint
-Ligação Zoom
Margarida Cartaxeiro Roxo
A Margarida é Terapeuta Ocupacional desde 2011, tendo concluído o mestrado em Terapia Ocupacional em Integração Sensorial em 2015. Em Portugal, exerceu na ELI e no CRI do CECD Mira-Sintra.
Em 2015, foi trabalhar para Nice (França), onde trabalha atualmente em gabinete privado (unicamente em pediatria, nomeadamente com crianças com perturbações alimentares, sensoriais e sensorio-motoras), no hospital pediátrico do departamento (avaliação de crianças de 0-6 anos, avaliação e acompanhamento das perturbações alimentares, supervisão de equipas e abertura da consulta de 0-12 meses para bebés com risco de perturbação do neurodesenvolvimento).
Em paralelo, desenvolve também a sua atividade no domínio da formação desde 2018. Dá aulas a estudantes de Terapia Ocupacional nas áreas da Integração Sensorial, perturbações alimentares, CAA e estratégias comportamentais e a terapeutas ocupacionais em projetos de formação contínua em Integração Sensorial, Interocepção e alimentação. Faz também formação e supervisão de equipas pluridisciplinares.
Os valores apresentados são isentos de IVA.
Inscrições com valor promocional até 18 de Agosto: 99€ com a possibilidade de pagar em 2 vezes (50% não reembolsável no momento da inscrição, e os restantes 50% até 8 de Setembro).
Inscrições normais (recebidas a partir de 19 de Agosto de 2024 ): 120€ com a possibilidade de pagar em 2 vezes (50% não reembolsável no momento da inscrição, e os restantes 50% até 8 de Setembro).
Sócios APTO beneficiam de 10% de desconto
Ainda não é sócio APTO? Do que está à espera para beneficiar de 10% de desconto? Inscreva-se aqui: //www.ap-to.pt/socios/
Consulte o Regulamento aqui – Regulamento de formação