14 horas
Mães, pais, educadoras(res), professoras(res), auxiliares, e outros profissionais de entidades de apoio à infância, escolas, administração pública central e local, bem como outras entidades com intervenção e interesse na área da educação;
Online síncrono
Desenvolvimento Pessoal
Caminhamos para uma sociedade doente. As notícias e os estudos científicos demonstram que:
– as mães sentem-se sobrecarregadas, exaustas e isoladas na conciliação vida familiar e profissional com altos níveis de stress;
– a saúde mental das mães é uma preocupação social, com sintomas de stress, ansiedade, depressão;
– os desafios da parentalidade são cada vez maiores;
– professores portugueses têm os níveis de stress mais altos da Europa;
– A classe docente é uma classe doente;
– vinte por cento das crianças e dos adolescentes têm, pelo menos, uma perturbação mental, de acordo com a Organização Mundial de Saúde;
É isto que queremos para os nossos adultos cuidadores e educadores, para as nossas crianças?
Decerto todos nós almejamos saúde, força e felicidade. Se assim é, algo tem de mudar, algo tem de ser diferente. Se continuarmos nesta “roda de hamster”, obteremos mais do mesmo. Nós podemos ser diferentes, nós podemos quebrar o ciclo e tudo começa e acaba na educação.
Nesta formação, encontrará o método de desenvolvimento pessoal criado pela autora do livro Educação Efetiva e descobrirá:
-Como a mente, as emoções e a consciência funcionam para se aperceber de quem está no comando;
-Como decifrar o código que rege os seus comportamentos e o que os despoleta;
-Como controlar os seus pensamentos e gerir as suas emoções para mudar os resultados que está a obter;
-Como clarificar o que deseja alcançar para si e para as crianças da sua vida, bem como criar um guião para lá chegar.
Capacitar os adultos cuidadores e educadores das crianças para a gestão e transformação do seu mindset, das suas emoções e a forma como comunicam, através da utilização de ferramentas de desenvolvimento pessoal que permitam alterar situações de stress/conflito e criar um ambiente saudável e empoderador para as crianças.
Domínio cognitivo (saber-saber)
Definir a sua visão no que toca a educação
Especificar um conjunto 2 a 3 valores e 2 a 3 princípios;
Distinguir os vário processos de funcionamento do ser humano, no que toca o cérebro, a mente, as emoções e a consciência;
Explicar o que são barreiras mentais;
Listar as 6 barreiras mentais;
Explicar o que são gatilhos mentais;
Listar os 4 gatilhos mentais.
Domínio psicomotor (saber-fazer)
Observar o seu próprio comportamento e falar sobre ele;
Desmontar os comportamentos que precisa de alterar;
Ajustar o seu próprio pensamento e criar novo mindset;
Fazer a gestão das suas próprias emoções;
Selecionar vocabulário adequado a uma comunicação não violenta;
Desenhar uma estratégia de desenvolvimento pessoal de acordo com os conteúdos desta formação.
Alterar o seu comportamento perante uma situação de stress/conflito;
Domínio Afectivo (saber-ser)
Resolver o seu conflito interno entre a sua reação automática versus uma resposta assertiva e empática;
Valorizar as situações como uma forma de aprendizagem e de melhoria contínua;
Assumir a responsabilidade pelas suas ações.
Educação Efetiva – O Método
Módulo 1. Qual é a minha Visão e como concretizá-la?
• Princípios e Valores
Módulo 2. Torno-me Consciente
• Cérebro
• Mente
• Emoções
• Consciência
Módulo 3. Isto é o que sou?!
• Comportamentos em piloto automático
• Barreiras e Gatilhos Mentais
Módulo 4. Parto para a Ação
• Comando a Mente,
• Sei Gerir as Emoções
• Domino a Comunicação
Isabel Cortes é mãe e professora de artes há mais de 20 anos. Apaixonada por desvendar o potencial pleno de cada criança, já ajudou milhares de estudantes a tornarem-se ávidos exploradores de aprendizagens, utilizando ferramentas de desenvolvimento pessoal nas escolas. Enquanto coach e formadora, a sua missão é partilhar com pais e educadores o seu método de Educação Efetiva e assim ajudar mais crianças a ganhar autoconfiança, autonomia, criatividade, raciocínio crítico, resiliência e coragem para serem elas mesmas.
Serão utilizados os quatro métodos pedagógicos – ativo, interrogativo, demonstrativo e expositivo – fundamentados em diversas técnicas pedagógicas que serão desenvolvidas em função dos objetivos, dos conteúdos e das competências que se pretendem atingir.
Formativa – Observação da execução de exercícios; formulação de questões orais.
Sumativa – teste de escolha múltipla no final da formação
Os formandos deverão comparecer a 90% do tempo total da formação, mantendo as suas câmaras ligadas. Os atrasos superiores a 15 minutos, relativamente aos horários estabelecidos, carecem de justificação. Compete ao Coordenador de cada formação a aceitação de justificações de faltas apresentadas pelos formandos, registando na folha de presenças se a mesma será justificada ou não.
Aos formandos será entregue um certificado de frequência por entidade de formação certificada, emitido através da Plataforma SIGO.
-Computador
-Powerpoint
-Vídeos
-Materiais exemplificativos
Computador; ligação à internet (paltaforma Zoom);
Será entregue aos formandos um e-book sobre os conteúdos da formação
Os valores apresentados são isentos de IVA.
Inscrições antecipadas (recebidas até 20 de Fevereiro 2024) – 147€
Inscrições normais (recebidas a partir de 21 de Fevereiro 2024) – 167€
Oferta de e-book (em português):