20 horas
E-Learning (plataforma Zoom)
31/05 das 14h30 às 18h30
01/06 das 09h30 às 13h30
14/06 das 14h30 às 18h30
15/06 das 14h30 às 18h30
05/07 das 09h30 às 13h30
Capaz de dar resposta a derivadas causas patológicas, a Dietética é uma das mais importantes especialidades terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa. É recorrente encontrar nos grandes compêndios de Medicina Interna testemunhos clínicos que mencionam a sua ordem prioritária.
“Para curar o paciente, devemos, em primeiro lugar perscrutar até à origem dos seus males; se isso não funcionar, damos-lhe um «remédio alimentar»; se isso não for suficiente damos-lhe um «remédio de vida».” Huang Di NeiJing
Com o objectivo de responder às necessidades de cada paciente, a formação de Dietética pela Medicina Tradicional Chinesa foi desenvolvida para aprimorar capacidades diagnósticas; desmistificar as propriedades terapêuticas de cada alimento; apurar especialidades clínicas e analisar casos clínicos, para que a Dietética possa ser colocada em prática de acordo com os princípios energéticos regentes da Medicina Chinesa e num contexto clínico complementar.
Planificar uma dieta específica em função do interesse do paciente e de acordo com os princípios da Medicina Tradicional Chinesa.
Domínio Cognitivo (saber-saber)
Domínio Psicomotor (saber-fazer)
Domínio Afectivo (saber-ser)
I –ALIMENTOS e Síndromas SEGUNDO MTC:
II– ANÁLISE DE CASOS CLINICOS E ELABORAÇÂO DE PLANO ALIMENTAR
III –REMÉDIOS CASEIROS E DIETÉTICA BÁSICA
Destinatários:
Alunos e ex-alunos de Medicina Tradicional Chinesa
Outros profissionais das Terapias não Convencionais
Conhecimento de Teoria Base da MTC e a teoria de meridianos de acupuntura.
ENTIDADE PROMOTORA:
ENTIDADE FORMADORA:
ENTIDADE CERTIFICADORA:
Métodos utilizados: expositivo, interrogativo e activo
Formativa – Observação da execução de exercícios; formulação de questões orais.
Sumativa – trabalho de pesquisa e teste no final da formação
Domínio de conteúdos 10%;
Aplicação de conteúdos a situações concretas 10%;
Participação individual 10%;
Participação de grupo 10%;
Atenção 10%;
Aquisição de conhecimentos 50%
A classificação final é apurada da seguinte forma: ficha de observação dos formandos 10% +trabalho prático (elaboração de um plano dietético para um utente) 90% Escala de avaliação: 1 – Insatisfaz 2 – Satifaz 3 – Bom 4 – Muito Bom 5 – Excelente
Os formandos deverão comparecer a 65% do tempo total da formação, mantendo as suas câmaras ligadas no caso de formação online. Os atrasos superiores a 15 minutos, relativamente aos horários estabelecidos, carecem de justificação. Compete ao Coordenador de cada formação a aceitação de justificações de faltas apresentadas pelos formandos, registando na folha de presenças se a mesma será justificada ou não.
Aos formandos com aproveitamento na formação será entregue um certificado de frequência por entidade de formação certificada, emitido através da Plataforma SIGO.
-Computador
-Powerpoint
-Projector
Ana Isabel Oliveira, Professora e profissional de Medicina Tradicional Chinesa, Fitoterapia e Acupuntura (cédulas profissionais n.º0500334, nº0400157 e nº C-006225 ) membro da Bolsa de Peritos para as áreas das TNC na ACSS, com vários anos de experiência clínica e de ensino / formação na área da acupuntura e MTC. Licenciada em Educação Especial e Reabilitação, em Educação Física e Mestre em Educação Especial, Doutoranda em Farmácia na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Na área da MTC e acupuntura, realizou vários estágios em hospitais chineses, e experiência de prática clínica desde 2004. Professora de MTC/ Acupuntura em várias universidades e instituições de formação profissional desde 2007. Demonstra especial interesse em Diagnóstico oriental, Dietética Chinesa e Fitoterapia.
Diogo Simões de Aguiar, profissional de Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura desde 2023. Desde 2010 que estudo a área de terapias alternativas, comecei com a alimentação fazendo formação de vários mini-cursos de alimentação natural e posteriormente o curso de Macrobiótica pelo Instituto Macrobiótico de Portugal, finalizado em 2016. Nos três anos posteriores fui assistente deste mesmo curso, oportunidade que surgiu para aprofundar as matérias adquiridas em anos anteriores. Dado o crescente interesse na filosofia oriental, decidi tirar o curso de Medicina Tradicional Chinesa, entre 2019 e 2023, tendo concluído este após estágio profissional em regime tuturado. Em 2023 fui convidado a integrar a equipa formadora do curso de MTC e da equipa de estágios enquanto tutor. Formador desde 2018 pelo certificado CCP nº F665323/2018 do IEFP, demonstro especial interesse em diagnóstico oriental, fitoterapia e dietética chinesa.
Marco Lima Costa, formador e profissional de MTC e Fitoterapia, com cédulas profissionais, tem vários anos de experiência e particular interesse pelo estudo e aplicação de Fitoterapia Chinesa no ocidente.
Tem no seu percurso vários estágios e formações relacionadas com a área, e colabora também com empresas de distribuição de fitoterapia chinesa em Portugal.
Fez formação na China e tem no seu currículo uma vasta experiência de formação em várias escolas nacionais na área da fitoterapia chinesa.
Os valores apresentados são isentos de IVA.
Inscrições normais: 200€
Inscrições de grupo (2 ou mais formandos em conjunto): desconto 10%, 216€ cada.
Consulte o Regulamento aqui – Regulamento de formação