Formação contínua
726.08 – Terapia e Reabilitação
4horas (9h30-13h30)
O número de pessoas diagnosticadas com demência tem vindo a aumentar nos últimos anos. Muitas instituições portuguesas não estão a ser capazes de dar uma resposta específica e ajustada às necessidades especiais destas pessoas. Cada vez mais é fundamental que os profissionais estejam seguros da melhor abordagem a seguir para um cuidado eficiente e digno, que contribua para a qualidade de vida do doente e dos seus cuidadores.
Presencial
23 de Setembro de 2017
No final da sessão os formandos deverão ser capazes de:
– Definir o conceito de Abordagem Centrada na Pessoa com demência, integrando esta definição no conceito alargado de Abordagem Centrada na Pessoa.
– Identificar os princípios da Abordagem Centrada na Pessoa com demência
– Identificar situações práticas de aplicação da Abordagem Centrada na Pessoa com demência, através do reconhecimento das necessidades psicossociais dos indivíduos com demência e dos sinais de bem-estar e de mal-estar expressos pelos indivíduos.
No final do módulo, os formandos deverão ser capazes de:
Domínio cognitivo (saber)
▪ Identificar os princípios da abordagem centrada na pessoa
Domínio Afectivo (saber ser)
▪ Relacionar a sua pratica profissional com os princípios da abordagem centrada na pessoa com demência, distinguindo as boas das más praticas.
Reconhecer os sinais de bem ou mal estar, relacionando-os com o dia a dia da pessoa com demência
Domínio psicomotor (saber fazer)
▪ Definir estratégias de actuação que vão de encontro aos princípios da ACP e que promovam o bem-estar da pessoa com demência
– Profissionais que trabalhem com pessoas com demência em Instituições, ou em domicilio
– Profissionais ou estudantes com interesse no tema.
– Preferencialmente devem já ter uma noção de demência.
– Princípios da abordagem centrada na pessoa com demência
– Necessidades Bio-psico-sociais
– Sinais de bem-estar/mal-estar
Vagas limitadas (15 pessoas).As inscrições serão aceites por ordem de chegada dos pagamentos. Número mínimo necessário para se realizar a formação – 8 pessoas.
Métodos utilizados: expositivo, interrogativo e activo
Formativa – Observação da execução de exercícios práticos; formulação de questões orais
Uma vez que a organização da formação é presencial e a mesma tem a duração de apenas 4 horas, os formandos deverão comparecer a 100% do tempo total da formação. Essa assiduidade é verificada através da assinatura da respectiva folha de presenças. Os atrasos superiores a 15 minutos, relativamente aos horários estabelecidos carecem de justificação. Compete ao Coordenador de cada formação a aceitação de justificações de faltas apresentadas pelos formandos, registando na folha de presenças se a mesma será justificada ou não.
Aos formandos será entregue um certificado de frequência por entidade de formação não certificada.
– Powerpoint
Instalações e equipamentos específicos adequados à realização da formação.
Terapeuta Ocupacional há 12 anos a trabalhar directamente com pessoas com demência. Com experiência em aconselhamento a cuidadores formais e informais de Pessoas com Demência. Coordenadora de uma Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, específica para pessoas com Demência. Formadora credenciada pelo IEFP. Formadora em Demências desde 2006.
Inscrições até dia 13 de Fevereiro:
– 35€ (IVA incluído) – Inscrições Individuais
Inscrições depois de 13 de Fevereiro:
– 40€ (IVA incluído)