Postura e mobilidade

Smartbreak- micro-pausas para quem trabalha ao computador

Se é uma daquelas pessoas que trabalha muitas horas sentado ao computador, se sabe que devia fazer pausas no trabalho mas ainda não consegue, conheça a aplicação que ajuda a criar o hábito de fazer micro-pausas quando realmente precisa: o SmartBreak.

Muitos portugueses sofrem diariamente sintomas diversos provenientes de má postura e imobilidade. Sentados à secretária e trabalhando ao computador durante várias horas seguidas, sentem dores nas costas, pescoço e pulsos, dores de cabeça, perturbações oculares, e acabam por desenvolver lesões por esforço repetitivo como a síndrome do túnel cárpico.

O problema nem sempre é a falta de informação. Acontece frequentemente sabermos que devemos fazer pausas, e até percebermos a gravidade dos problemas de saúde que daí podem advir, mas por sermos criaturas de hábitos continuarmos a ter o mesmo comportamento prejudicial.

Vencer esta resistência à mudança é um desafio que requer muita força de vontade. Para ajudar a vencê-lo existe uma aplicação que demora apenas poucos segundos a instalar no seu computador. O SmartBreak é um programa de ergonomia revolucionário que não o deixa esquecer de fazer intervalos quando está a trabalhar muito tempo ao computador.

Ao contrário de programas semelhantes que simplesmente o lembram a intervalos fixos, o SmartBreak monitoriza a actividade do PC e do rato e combina essa informação com o intervalo de tempo pré-estabelecido por si. Desta forma, se programou um intervalo para daqui a 20 minutos, o alerta só surge se de facto passou esses 20 minutos em actividade no computador. Assim, eliminam-se alertas que, por serem desnecessários, se chegam a tornar irritantes.

Usando eficientemente estes alertas, que vão variando no conteúdo (“descanse os pulsos”, “inspire profundamente”, ”levante-se e olhe em volta”, “pisque os olhos”) a sua qualidade de vida vai melhorar, quase sem esforço.

1 Response to “Postura e mobilidade”

  • SaloméNovembro 6, 2014 at 9:21 am Responder

    Esta aplicação parece estar um passo à frente em relação às mais comuns. Tenho de experimentar!

    Obrigada pela partilha.

Leave a Comment

Partilhe :)