Brinquedos Adaptados – Promova a inclusão neste Natal

Neste natal não deixe de oferecer as mesmas oportunidades a todas as crianças. Conheça os melhores e mais adequados brinquedos atendendo à individualidade e necessidades de cada criança.

O brincar representa a principal ocupação da criança, sendo uma ferramenta importante no seu desenvolvimento. É através do brincar que as crianças aprendem acerca do mundo e de si próprias. Essa exploração física e cognitiva é a chave para a mudança psicossocial, de uma total dependência para uma crescente autoconsciência e autonomia, desenvolvendo-se ao nível cognitivo, psicomotor e afetivo. No entanto nem todas as crianças são capazes de explorar o meio da mesma forma, deparando-se por vezes com obstáculos que as impedem de realizar essa ocupação. Nesse sentido algumas empresas e instituições criaram (e criam) brinquedos adaptados, promovendo dessa forma a inclusão social e tornando essa ocupação tão especial acessível a todos.

Deixamos aqui alguns exemplos:

Banco de Empréstimo de Produtos de Apoio – BEPA

O BEPA é um serviço da APPACDM de Lisboa que resulta de uma parceira feita com Centro de Desenvolvimento da Criança Torrado da Silva. Para além de prestar serviços relacionados com produtos de apoio, o BEPA realiza adaptações em brinquedos eletrónicos e em triciclos ou carros elétricos para crianças, efetivando empréstimos de brinquedos por 5 euros.

Ver mais aqui

Oficina do Brinquedo

A Oficina do Brinquedo é um serviço da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) que se dirige a crianças e jovens com necessidades educativas especiais e, por conseguinte, às famílias e comunidades socioeducativas. Disponibiliza, através de sistema de empréstimo, brinquedos, jogos, livros, multimédia ou outro material, de acordo com as necessidades e as preferências dos utilizadores.

Através da Oficina do Brinquedo podem ser requisitados brinquedos pelo prazo de 15 dias, podendo ser alargado em casos excecionais, até 30 dias.

Ver mais aqui

ANDITEC

A ANDITEC é uma empresa dedicada às Tecnologias de Apoio que desenvolve trabalhos no domínio da comunicação aumentativa, interfaces e soluções integradas, controlo do ambiente e mobilidade.. O trabalho da ANDITEC é desenvolvido em colaboração com profissionais de educação especial e de reabilitação. Para além da grande diversidade de produtos de apoio é possível ainda encontrar à venda brinquedos adaptados na área de Estimulação Sensorial.

Saiba mais aqui

Megaserafim Acessibilidades

A Megaserafim Acessibilidades é uma empresa distribuidora de equipamentos de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. Esta empresa possui loja física no Porto tendo também uma loja online onde podemos encontrar equipamentos integrados em diversas categorias tais como: baixa visão, voz e braille, acessibilidade física, acesso ao computador, software educativo, tendo ainda para venda brinquedos adaptados.

Verifique os brinquedos adaptados da Megaserafim Acessibilidades aqui

Aprender com os Dedos

Este projeto surge na necessidade de ajudar pais, educadores e terapeutas a utilizar os smartphones e tablets como “brinquedos” para as crianças, divulgando as melhores aplicações, para que esses os possam utilizar de forma construtiva. Os dispositivos móveis surgem então não só como uma forma de entretenimento, mas também educativa.

No site do projeto podemos encontrar diversas aplicações organizadas por categorias, permitindo ao utilizador que encontre o que pretende mais facilmente.

Conheça as aplicações sugeridas aqui.

Com a chegada da época do Natal chegam também os infindáveis anúncios de brinquedos, seja na televisão, internet ou publicidade que recebemos em casa. Contudo, ainda que se verifique uma grande variedade de equipamentos à venda, são poucas as referências sobre onde e como comprar brinquedos adaptados. Mesmo que não sejam publicitados de igual forma e o mesmo número de vezes, os brinquedos adaptados existem. Não os deixe de procurar e promova a inclusão neste Natal.

Leave a Comment

Partilhe :)