Date: Junho 11, 2014

Author: Eu Consigo

Tags: , ,

No Comments »

10 Dicas para comunicar com uma pessoa com demência

images1) Sabes o que me faz sentir segura e feliz? Um sorriso!

2)  Quando ficas tenso e irritado isso faz-me sentir tenso e irritado. Alguma vez pensaste nisto?

3) Em vez de ficares todo desanimado sempre que faço algo que me parece perfeitamente normal e que te parece uma maluquice, porque não sorris? Isso podia ajudar a acalmar os ânimos.

4) Por favor tenta perceber e lembrar-te de que é a minha memória a curto prazo, a memória do agora, que não está a funcionar. Não fales tão depressa nem uses tantas palavras.

5) Sabes o que vou dizer se me deres uma longa explicação sobre por que devemos fazer qualquer coisa? Vou dizer NÂO, porque nunca tenho a certeza se me estás a pedir para fazer algo de que gosto ou para beber óleo de fígado de bacalhau.

6) Vai mais devagar. E não desates a falar de repente. Um belo sorriso capta sempre a minha atenção. Já mencionei isso?

7) Certifica-te de que estou a prestar atenção antes de começares a falar. Caso contrário, vou dizer NÃO, podes ter a certeza.

8) A minha capacidade de me manter atento já não é o que era, por favor estabelece contacto visual comigo antes de começares a falar. Não sei se já te disse que um sorriso também ajuda.

9) às vezes falas comigo como se eu fosse uma criança ou um idiota. E se eu te fizesse o mesmo? Vai para o teu quarto pensar nisso. E quando voltares, não me peças desculpa porque eu não vou saber de que estás a falar. Simplesmente pára de fazer isso, e vais ver que nos vamos dar muito bem.

10) Falas demais – tenta antes dar-me a mão e guiar-me. Preciso de um guia, não de alguém a chatear o tempo todo.

Artigo traduzido e adaptado a partir de “Dotty’s Ten Tips for Communicating with a Person Living with Dementia” – Alzheimers Reading Room.

 

Leave a Comment

Partilhe :)