Date: Dezembro 29, 2016

Author: Eu Consigo

Tags: , , ,

No Comments »

Vida nova em 2017 – Também para os seniores!

Ser o mais velho da família não é razão para deixar de traçar os seus objectivos para 2017, mas muitas pessoas idosas consideram que já não vale a pena fazê-lo. Neste final de ano, ajude uma pessoa mais velha a renovar a sua forma de encarar a vida, transformando um horizonte de 365 dias iguais em metas possíveis de atingir.

Sim, é verdade que a idade nos retira capacidades, que a doença é limitadora, que a dor nos inibe de viver uma vida diversificada e feliz. Mas também é verdade que é na nossa mente, na forma como encaramos as dificuldades, que residem grande parte das limitações. Se lhe parece que a pessoa se resigna a uma vida de sofrimento, sem momentos de participação, sem actividades significativas, sem se envolver com a família e a comunidade, é altura de intervir. Eis o que pode ser feito.

1-Rever os interesses

Pensem nas áreas de interesse da pessoa e façam em conjunto uma lista de coisas que sempre gostou de fazer, ou que nunca teve oportunidade de fazer e gostaria de experimentar.

2- Analisar as dificuldades

A partir da lista de interesses, procurem perceber o que está a impedir o envolvimento nas actividades preferidas. São problemas de origem física ou cognitiva? Trata-se de desmotivação? Liste as dificuldades.

3- Quem pode ajudar

Converse com família e amigos que possam disponibilizar algum tempo para apoiar a pessoa idosa. Solicite a participação destes elementos em actividades específicas que sejam mais fáceis de realizar em conjunto do que individualmente.

Se existem dificuldades que a família não consegue ultrapassar, pode recorrer a um terapeuta ocupacional. Este profissional é perito na análise e adaptação da ocupação e conseguirá encontrar soluções, seja adaptando o ambiente em que a actividade se desenrola, seja capacitando a pessoa através de treinos personalizados, ou ainda modificando a própria actividade de modo a que possa ser realizada de modo satisfatório.

O terapeuta ocupacional desloca-se ao domicílio para ajudar a pessoa idosa, desde o momento da avaliação e, acompanhando presencialmente em intervalos regulares, até que se atinjam os objectivos terapêuticos traçados.

4- Planear

Estes últimos dias do ano são perfeitos para planear os meses que aí vêm. Pegue numa agenda e ajude a pessoa idosa a estabelecer alguns objectivos, prioridades e metas para 2017, calendarizando as diferentes etapas. Ajude a pessoa a sentir que muito pode ser conquistado no ano que aí vem, com a ajuda de todos.

Ano novo, vida nova. Em todas as idades.

2

Leave a Comment

Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades

O que é a Terapia Ocupacional?

Copyright 2012 - Eu Consigo. All Rights Reserved Em caso de litígio o foro competente será o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa

scroll to top