Vamos ser parceiros?

O Projecto «Eu Consigo!» fornece serviços de terapia ocupacional a instituições públicas e privadas, nomeadamente centros sociais, de dia e de convívio, lares, associações, e outros, tanto na área da avaliação e tratamento como na da formação.

Na sua instituição há funcionários de baixa médica devido a lesões causadas pela sua prática profissional?

Esta situação, comum por exemplo em lares ou serviços de apoio domiciliário, é um dos principais motivos que tem conduzido as instituições a apostarem na formação, por exemplo, sobre técnicas de transferência de doentes. Beneficiam os funcionários, que aprendem a proteger-se, e beneficia a instituição, que evita acidentes e situações prejudiciais envolvendo baixas e seguros.

Na sua instituição há utentes que, devido à idade ou condição de saúde, estão a perder independência e qualidade de vida?

Segundo um estudo realizado em 2013 junto de instituições da zona da linha do Estoril, pelo menos 25% dos utentes dessas instituições referiram sentir fadiga, stress ou dor na realização das suas ocupações, bem como sentir que a perda de memória afecta o desempenho das suas tarefas quotidianas. Se estes factores, a par das lesões, recuperação de cirurgias ou acidente vascular cerebral, entre muitos outros, afectam os utentes dos seus serviços, este pode ser o momento de considerar os benefícios da intervenção de um terapeuta ocupacional. Disponibilizar treino cognitivo individual ou em grupo e consultas individuais para tratamento e recuperação já está ao seu alcance.

A sua instituição fornece apoio domiciliário aos utentes, mas ainda não conta com a colaboração de um terapeuta ocupacional neste serviço?

Vamos a casa dos utentes fazer avaliações e prestar tratamento, avaliamos e sugerimos adaptações no ambiente de desempenho, aconselhamos o utente e respectivo cuidador quanto ao uso de ajudas técnicas adequadas e ainda ajudamos a formar os funcionários do apoio domiciliário.

Os cuidadores dos utentes da sua instituição poderiam beneficiar de formação complementar?

Cuidar é um desafio que exige paciência, amor, mas também conhecimento. Se lida com cuidadores, conhece as vantagens de receberem formação sobre assuntos como a criação de rotinas saudáveis para cuidadores e pessoas ao cuidado, a organização saudável das actividades diárias,a organização dos ambientes de desempenho (em casa), défices cognitivos e estratégias para lidar, noções de protecção articular e conservação de energia, noções de capacitação versus fazer pelo outro ou de burnout do cuidador.

A sua instituição precisa de um pacote de serviços criado especialmente para o seu caso particular?

De acordo com os departamentos que opera, serviços que disponibiliza e o tipo de público com que está habituada a lidar, a sua instituição tem necessidades muito particulares. Por isso, concebemos formação «à medida» quer para os seus funcionários, quer para utentes e cuidadores, permitindo-lhe escolher e até propor os módulos temáticos que melhor se adaptem às circunstâncias de cada caso. Simultaneamente, a nossa disponibilidade para prestar apoio quer na instituição, quer no domicílio, permite um acompanhamento completo do utente em todas as fases da intervenção, permitindo estabelecer programas de tratamento complementares na instituição e em casa, bem como o acompanhamento e aconselhamento simultâneo do cuidador.

Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades

O que é a Terapia Ocupacional?

Copyright 2012 - Eu Consigo. All Rights Reserved Em caso de litígio o foro competente será o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa

scroll to top