Apoio pós-alta hospitalar


O regresso a casa depois de um internamento hospitalar é sem dúvida um momento feliz, mas pode também fazer surgir muitas dúvidas e pressões, quer para a pessoa que esteve ou está doente, quer para os seus familiares e cuidadores que se perguntam “como lidar com a situação?”.

Seja qual for a causa e a duração do internamento hospitalar, uma coisa é certa: todos ficamos felizes e gratos quando podemos regressar a casa. No entanto, apesar da evolução recente operada nas altas clínicas e sociais hospitalares, nem sempre é possível assegurar que os doentes conseguem no período após a alta receber todos os cuidados de que necessitam.

Um doente que foi vítima de AVC ou de Traumatismo Crânio-Encefálico, com sequelas graves, ou um doente que perdeu repentinamente a capacidade de andar, por exemplo, deparam-se em casa com o horizonte de uma nova vida, uma vida com limitações, com a qual nem sempre estão preparados para lidar.

Acresce que os cuidadores informais, nomeadamente os familiares, considerados o principal suporte da pessoa doente, idosa, com deficiência ou incapacidade, nem sempre estão preparados quer com o conhecimento técnico, quer com o suporte psicológico para aguentar a pressão que constitui a prestação de cuidados em casa por períodos prolongados.

Surgem múltiplas dúvidas: a pessoa vai conseguir andar sozinha? Como realizará a sua higiene? Como deve o cuidador apoiá-la na marcha? Como se proteger ao transferi-la da cama para uma cadeira? Quais as melhores estratégias para ajudar a pessoa a recuperar a sua autonomia?

No regresso a casa, conte com:

  • Discussão de estratégias e aconselhamento a cuidadores
  • Avaliação terapêutica
  • Avaliação da casa e aconselhamento de adaptações
  • Treino no apoio às actividades de vida diária
  • Selecção e treino de uso de produtos de apoio
  • Estratégias para lidar com alterações específicas pós-AVC (ex. Neglect, espasticidade, afasias…)
  • Sensibilização sobre a capacitação como meio para alívio da sobrecarga do cuidador
  • Apoio à definição de rotinas saudáveis

Poderá ainda aproveitar os valores promocionais do Pack Convalescença: