Date: Dezembro 28, 2018

Author: Eu Consigo

Tags:

No Comments »

O que faz um Terapeuta Ocupacional?

O que é a Terapia Ocupacional?

A intervenção de um terapeuta, poderá ajudar se sentir dor, tiver uma fratura, doença ou incapacidade que dificulta a participação no seu trabalho, escola, tomar conta de si mesmo, fazer as atividades domésticas, participar num hobbie, mover-se ou ter um papel ativo em atividades.

O Terapeuta Ocupacional adapta e fornece estratégias para a própria pessoa adaptar o seu meio ambiente. Pode ajudá-lo a desempenhar qualquer tarefa na escola, trabalho, casa ou comunidade. E terá a oportunidade de utilizar produtos de apoio se necessitar dos mesmos.

Ao entrar em contacto com um Terapeuta Ocupacional terá uma avaliação a partir da qual vão, em conjunto, encontrar outras formas de desempenhar os seus papéis ocupacionais, de movimentar o seu corpo de forma correta para prevenir lesões ou apenas cuidar de si nas atividades inerentes à sua vida, tais como:

– Voltar a comer de forma autónoma,
– Tomar banho, pentear-se, vestir-se, etc.
– Participar nas atividades de lazer
– Fazer as tarefas no trabalho
– Fazer as atividades em casa
– Movimentar-se em comunidade
– Permitir o envolvimento na atividade de brincar em crianças

Quem é o Terapeuta Ocupacional?

Profissão da área dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica que obriga a pelo menos à conclusão da licenciatura (curso de Terapia Ocupacional). O terapeuta ocupacional habilita para a ocupação de forma a promover a saúde e o bem-estar. Com este objetivo atua, em parceria com pessoas e organizações, para otimizar a atividade e participação, tal como definido pela World Health Organisation’s International Classification of Functioning and Disability (2002).

Promove a capacidade de indivíduos, grupos, organizações e da própria comunidade, de escolher, organizar e desempenhar, de forma satisfatória, ocupações que estes considerem significativas.

É comum serem apelidados de T.O.

Alguns Terapeuta especialização através de mestrados, doutoramentos ou pós-graduações em determinadas áreas de intervenção como Pediatria, Saúde Mental, Geriatria, Reabilitação neuromotora, Intervenção comunitária, entre outras.

Na maioria dos casos, o Terapeuta Ocupacional trabalha em conjunto com uma equipa multidisciplinar de forma a que o caso seja abordado de uma forma holística.

O que faz um Terapeuta Ocupacional?

Trabalha com pessoas de todas as idades, de bebés prematuros a idosos.
Resumidamente, o terapeuta observará o desempenho da pessoa em qualquer atividade que esteja a ser difícil de praticar e a partir disso, elaborará um plano de intervenção para que a pessoa seja capaz de desempenhar a mesma atividade de forma mais fácil, com maior atribuição de significado e/ou menos dolorosa. Em alguns casos, o terapeuta vai explicar que é importante modificar a localização de algumas mobílias e retirar tapetes, ou arranjar um produto de apoio como uma colher de cabo engrossado ou ensinar-lhe a fazer as tarefas de forma mais fácil e com menos probabilidade de lesão.

Mas antes disso, o terapeuta irá discutir em conjunto consigo os seus objetivos terapêuticos e o plano de intervenção. Neste passo, o terapeuta explica o que está a afetar o seu desempenho ocupacional de forma negativa e o que pode ser adaptado no ambiente social, físico ou como o desempenho ocupacional deve ser feito de forma diferente. Por vezes, a intervenção passa pelas mudanças na rotina de forma a criar equilíbrio ou a prevenir o isolamento social. Em alguns casos, o mais importante é um maior sentimento de autoeficácia, valorização da sua identidade, motivação para a ocupação ou ultrapassar dificuldades sobre as suas competências sociais.

Quem pode precisar de Terapia Ocupacional?

Qualquer pessoa que tenha dificuldade em desempenhar uma tarefa ou atividade que necessite, goste ou atribua valor. Por exemplo, pessoas com:
Artrite reumatóide e dor crónica
AVC
Traumatismo crânio encefálico
Prótese articular
Lesão vertebro medular
Baixa visão
Alzheimer ou outras demências
Problemas de equilíbrio
Cancro
Diabetes
Esclerose múltipla
Paralisia cerebral
Disfunção cognitiva

Onde encontrar um Terapeuta Ocupacional?

O terapeuta poderá deslocar-se ao seu domicílio, local de trabalho, escola ou outros locais como:
Hospital
Centro de medicina física e reabilitação
CAO
Unidade de Cuidados Continuados
Centro de dia, lar e apoio domiciliário
Unidade de psiquiatria
Clínicas privadas
Comunidade
Prisões

Gostaria de saber se um Terapeuta Ocupacional o/a pode ajudar? Contacte-nos.

 

Texto baseado no artigo “What is occupational therapy” – //www.webmd.com/pain-management/occupational-rehab#1

Leave a Comment

Partilhe :)