Date: Setembro 7, 2018

Author: Eu Consigo

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Mochilas – Estratégias para Pais e Alunos

O excesso de peso e a má utilização da mochila podem desenvolver sérios problemas de saúde como dores nas costas e ombros, dormências ou formigueiros nos braços, alterações posturais e fraqueza muscular. Ajude o(a) seu/sua filho(a) a escolher, adaptar e carregar a mochila às suas características com pequenos passos:

 A mochila deve ter alças acolchoadas na zona dos ombros;
 Uma mochila com várias bolsas permite distribuir melhor os diversos objectos (estojo, garrafa de água, carteira, livros…)

 A base da mochila deve ficar ao nível da curva inferior das costas e não ultrapassar os ombros;
 Ajuste a alça de cintura para que a mochila permaneça mais imóvel quando a criança corre;
 Ajuste as alças de modo a que a mochila fique justa às costas;
 A mochila deve atingir um peso máximo de 10% do peso da criança, ou seja, se a criança pesar 30Kg a mochila deverá pesar 3Kg, no máximo;
 Confirme se a mochila tem apenas o indispensável para o dia de escola;
 Coloque os itens mais pesados de modo que fiquem mais próximos das costas;
 Distribua os livros e materiais para que não oscilem dentro da mochila;
 Se o peso da mochila for regularmente excessivo, procure colocar alguns itens numa pasta de mão ou utilize uma mochila com rodas.

Adaptado de National School Backpack Awareness Day
American Occupational Therapy Association, 2018

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