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Saúde Mental da Infância e da Adolescência – O Olhar do Terapeuta Ocupacional

Dezembro 8 * 10:00 am - Dezembro 9 * 12:30 pm

Modalidade de formação:

Formação contínua

Área de formação:

726.08 – Terapia e Reabilitação

Calendário e Duração:

8 Dezembro: 9h30-17h30

9 Dezembro: 9h30-12h30

Enquadramento/Pertinência:

Ao longo das últimas décadas, a Europa tem demonstrado interesse em incluir a saúde mental nas principais prioridades de agenda das reuniões magnas de saúde pública. As linhas de acção estratégica para a Saúde Mental e Bem-estar da União Europeia – EU joint action on mental health and wellbeing 2016 – vieram orientar os vários sectores para, de forma consertada, ser possível dar uma resposta eficaz e que permita diminuir os Anos Vividos com Incapacidade (Years living with Disability YLD) que, na UE, representam, 22%.

Ao nível da camadas mais jovens tem-se verificado o aumento das perturbações psiquiátricas. A funcionalidade das crianças e adolescentes com sintomatologia psiquiátrica, está comprometida. Na prática clínica com crianças e adolescentes, em contexto escolar, hospitalar, social, surgem cada vez mais situações complexas multidiagnosticadas.

Os terapeutas ocupacionais são, por excelência, os agentes de saúde que sabem intervir nos diversos contextos ocupacionais. Saiba traduzir sinais e sintomas, por forma a conseguir delinear melhores planos de intervenção.

Organização da formação:

Presencial

Local:

Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais – Rua Ernesto da Silva Nº 8, Benfica: 1500-268 Lisboa

Objectivos gerais:

No final da formação os formandos deverão aplicar competências de observação e avaliação, que lhes permitam entender os diversos significados que, em pedopsiquiatria, um mesmo mesmo sintoma pode ter; de traduzir sinais e sintomas de forma a permitir uma correcta interpretação dos mesmos; de assumir uma postura de envolvimento no projecto terapêutico como tradutores da criança nos seus diversos contextos.

Objectivos específicos:

No final da formação os formandos deverão ser capazes de:

(Saber saber)

-Identificar linhas estratégicas da União Europeia para a Saúde Mental e bem estar

– Identificar níveis, modalidades e programas de intervenção

– Reconhecer desafios das famílias

– Seleccionar recursos das famílias

– Reconhecer diagnósticos mais comuns e avaliar impacto na funcionalidade

– Seleccionar métodos de avaliação compreensiva da criança/adolescente

– Identificar estratégias de observação clínica directa

– Enumerar instrumentos de avaliação

(Saber fazer)

– Preparar e realizar uma avaliação compreensiva da criança/adolescente

– Interpretar sinais e sintomas usando as técnicas aprendidas

– Medir impactos na funcionalidade tendo em conta os instrumentos discutidos

– Preparar planos de intervenção que contemplem a abordagem partilhada na sessão

(Saber ser)

– Assumir uma postura de intérprete e tradutor de sinais e sintomas, utilizando técnicas, instrumentos e procedimentos discutidos na formação.

Destinatários:

Terapeutas ocupacionais e estudantes de terapia ocupacional.

Conteúdos programáticos:

– Primeira entrevista
Não há uma segunda oportunidade para criar uma primeira impressão. Com base
nesta premissa vamos olhar ao potencial da primeira Entrevista, como ferramenta de avaliação
e vinculação ao processo terapêutico. Quem vem? Quem fica? Pedido vs necessidade.

– Sinais, queixas e comportamentos
Ver para além de olhar. Um sintoma na infância e adolescência é muitas vezes apenas
a ponta do icebergue, e outras vezes é apenas resultado do hiper foco. A importância da leitura e
tradução dos sinais e sintomas, das queixas e comportamentos. Como é que na avaliação do desempenho ocupacional uma queixa pode ter significados diferentes?

– Observação e Avaliação em Terapia Ocupacional
A uniformização da terminologia é importante para credibilizar o trabalho do
terapeuta na comunidade cientifica. Além da terminologia especifica da terapia ocupacional, é
importante reconhecer/identificar termos utilizados em pedopsiquiatria e de como este nos
ajudam a compreender o quadro clínico.

– Sistema Familiar
Os sistemas funcionam em equilíbrio, assim explica a cibernética. A família é um
sistema, a escola é um sistema, os serviços são sistemas … e quando se iniciam
acompanhamentos terapêuticos, o terapeuta entra no sistema familiar e em conjunto criam
um novo sistema. Qual o papel do terapeuta ocupacional na família? Diferentes tipos de abordagem.. em
diferentes tipos de família.

– Intervenção
O terapeuta é o primeiro recurso na intervenção em saúde mental. As atividades são
mediadoras da relação terapêutica, e deverão ser ajustadas de acordo com o
interesse/motivação do utente, mas focadas no raciocínio clínico do terapeuta. Este equilíbrio
nem sempre é fácil. Vamos explorar construção de atividades/jogos bem como manipular
materiais já existentes.

Metodologia de Formação:

Métodos utilizados: expositivo, interrogativo e activo

Metodologia de Avaliação:

Formativa – Observação da execução de exercícios práticos; formulação de questões orais.

Sumativa – Teste de escolha múltipla

Assiduidade dos Formandos:

Uma vez que a organização da formação é presencial e a mesma tem a duração de apenas 10 horas, os formandos deverão comparecer a 100% do tempo total da formação. Essa assiduidade é verificada através da assinatura da respectiva folha de presenças. Os atrasos superiores a 15 minutos, relativamente aos horários estabelecidos (período da manhã e período da tarde), carecem de justificação. Compete ao Coordenador de cada formação a aceitação de justificações de faltas apresentadas pelos formandos, registando na folha de presenças se a mesma será justificada ou não.

Condições de Certificação Final:

Aos formandos será entregue um certificado de formação certificada emitido através da plataforma SIGO.

Recursos Didáticos/Pedagógicos:

-Computador
-Powerpoint
-Datashow
-Vídeos
-Materiais exemplificativos

Recursos Físicos:

Instalações e equipamentos específicos adequados à realização da formação.

Formadora:

Mafalda Correia

Terapeuta Ocupacional com experiência na área da psiquiatria da infância e da adolescência, nas várias valências, internamento, hospital de dia, equipa de ligação e consulta externa. Desde sempre ligada ao contexto hospitalar e privado, com diversidade clínica significativa. Responsável pelo Hospital de Dia, onde exerce funções como Terapeuta Ocupacional. Colabora com diversas faculdades, como orientadora de estágios. Foi professora convidada no IPBeja. Participou em diversos congressos e formações nacionais e internacionais, nas áreas da pedopsiquiatria, neurodesenvolvimento e terapia familiar. Formação complementar em Terapia Familiar, Integração Sensorial e outras metodologias de intervenção mais específicas na área da criança e adolescentes. Faz parte de um conjunto de terapeutas que acreditam poder fazer mais e melhor…. os terapeutas ocupacionais.

Valor:

[NORMAL] Inscrições/pagamentos realizados até 25 de Novembro:

– Sócios APTO – 95€ (isento de IVA)
– Não sócios – 104,5€ (isento de IVA)

[TARDIAS] Inscrições/pagamentos realizados a partir de 26 de Novembro :

– Sócios APTO – 105€ (isento de IVA)
– Não sócios – 115,5€ (isento de IVA)

[GRUPO] Inscrições/pagamentos realizados por 2 ou mais pessoas:

– Sócios APTO – 94,5€ (isento de IVA)
– Não sócios – 103,95€ (isento de IVA)

GOSTARIA DE FAZER O PAGAMENTO DESTA FORMAÇÃO EM DUAS VEZES? COLOQUE O SEU PEDIDO NO CAMPO DE OBSERVAÇÕES DO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO.

Dados para pagamento:

Titular: Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais
IBAN: PT50 0033 0000 0000 9554 0160 5


Detalhes

Início:
Dezembro 8 * 10:00 am
Fim:
Dezembro 9 * 12:30 pm
Categoria de Evento:
Etiquetas de Evento:
,

Organizador

Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais

Local

Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais
Rua Ernesto da Silva Nº 8
Benfica,1500-268
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