Date: Maio 8, 2017

Author: Eu Consigo

Tags:

No Comments »

Envelhecer em casa: o que fazer para promover a segurança?

Quando se procura transformar uma casa de forma a promover a acessibilidade da mesma, tendo em conta não só o presente mas também o futuro, a entrada principal e os acessos exteriores representam umas das primeiras áreas a ter em consideração.

Se está a pensar em adaptar ou até mesmo mudar de casa devido a preocupações relacionadas com a idade tenha em conta alguns dos aspectos que vamos enunciar de seguida:

Degraus

As portas, especialmente a entrada da casa, não devem ter degraus ou o mínimo de degraus possível.

Largura das portas

As portas não devem ter uma largura inferior a cerca de 82 cm, sendo que pelo menos 92 cm é a largura ideal. Uma cadeira de rodas standart tem aproximadamente entre 62 e 69 cm de largura. Uma alternativa simples para aumentar a largura das portas é instalando portas expansíveis com dobradiças móveis que podem adicionar até 5 cm à largura da porta.

Movimento da porta

A porta exterior deve abrir-se no sentido de fora para dentro de casa. Deste modo evita ter que andar para trás sempre que desejar entrar em casa.

Maçanetas das portas

Substitua as maçanetas redondas pelas que são tipo alavanca. A perdas de competências motoras finas, dor derivada de atrite e rigidez articular, bem como alterações na visão podem fazer com que tarefas como rodar a maçaneta ou colocar a chave na fechadura sejam muito complicadas. Este tipo de maçanetas e fechaduras com sistemas sem chave podem tornar esta tarefa mais simples.

Escadas à entrada

Se para entrar em casa tem que subir vários degraus assegure-se que tem um corrimão de cada lado. Cada degrau deve ter uma altura e largura suficientes que permitam à pessoa subir e descer em segurança e com o auxílio de um produto de apoio (ex: bengala, tripé).

Todos os degraus devem secar-se de forma eficiente. Agua, neve, gelo ou até mesmo crescimento de fungos e ervas podem representar sérios factores de risco de queda.

Cada degrau deve ser facilmente distinguido dos restantes. Assegurar que existem pistas visuais é fundamental. Uma iluminação adequada e cores contrastantes podem facilitar a identificação dos limites de cada degrau prevenindo as quedas. A alteração da iluminação especificamente para escadas, colocando-as na face de cada degrau (espelho do degrau) ou ao longo da parede, permite uma iluminação eficiente ao longo de toda essa área.

Rampas e elevadores

Uma alternativa à remoção ou alteração dos degraus existentes à entrada de casa é a colocação de uma rampa com corrimão com pequenas tábuas/relevâncias evitando promovendo o atrito e evitando, por exemplo, que uma cadeira de rodas deslize e fuja do controlo da pessoa. Uma rampa em forma de U permite a instalação de uma rampa com grande cumprimento numa zona pequena. Existem ainda rampas portáteis que representam uma alternativa low-cost às rampas permanentes. A plataforma elevatória é também uma das alternativas disponíveis sendo as mais indicadas quando os degraus são muito altos ou em elevado número.

Acessos exteriores

Todos os acessos de e para o carro, passeios ou estrada devem ter pelo menos 92 cm, livres de perigos. Tinta anti-derrapante ou fitas com textura de gravilha podem ser colocadas nessas áreas para prevenir acidentes.

A iluminação ao longo desses acessos é um extra que promove a segurança. Luzes com sensores de movimento são uma excelente opção.

Peça ajuda/opinião a um especialista

Estes são apenas alguns exemplos que pode executar na sua casa para promover a acessibilidade mas cada pessoa tem as suas próprias necessidades e preocupações no que concerne ao envelhecer em casa. Para que possa saber ao certo o que é mais adequado para si e para a sua casa consulte um Terapeuta Ocupacional. Este profissional de saúde, após uma avaliação personalizada do ambiente e das suas capacidades, irá indicar-lhe os factores de risco e que modificações poderá fazer para promover a sua segurança e autonomia.

Contacte-nos e saiba como podemos ajudar.

Texto traduzido e adaptado de – Aging in Place: Making Your Home’s Main Entrance Accessible

 

 

 

 

 

Leave a Comment

Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades

O que é a Terapia Ocupacional?

Copyright 2012 - Eu Consigo. All Rights Reserved Em caso de litígio o foro competente será o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa

scroll to top

Partilhe :)