De que forma a Terapia Ocupacional ao domicílio pode ajudar o seu familiar?

Um terapeuta ocupacional pode avaliar as diferentes características da casa e recomendar alterações e equipamento baseando-se não só nas capacidades actuais da pessoa mas também prevendo as suas necessidades futuras.

A Eu Consigo é uma empresa de Terapia Ocupacional que realiza os seus serviços no domicílio do cliente, o que permite uma avaliação de desempenho e de autonomia no contexto onde a pessoa realiza grande parte das suas actividades da vida diária. Desta forma os terapeutas da Eu Consigo obtêm dados concretos sobre as capacidades dos seus clientes, as principais dificuldades e avaliam de imediato que alterações podem ser realizadas no ambiente ou na ocupação que permitam promover a autonomia.

Sendo o terapeuta ocupacional um especialista de desempenho, este profissional de saúde entende como evoluem determinadas condições médicas e que impacto têm no dia-a-dia da pessoa. Assim, uma intervenção precoce poderá permitir à pessoa manter a sua autonomia durante mais tempo e prevenir a deterioração de determinadas capacidades. Permite ainda à pessoa recuperar a sua auto-estima e confiança uma vez que é capaz de realizar as suas AVDs sem ser necessário uma ajuda constante de terceiros.

Os profissionais da Eu Consigo preocupam-se ainda com os cuidadores e a rede familiar da pessoa que está a ser acompanhada, ensinando-lhes estratégias fundamentais para promover a capacitação dessa pessoa, isto é, para que a mesma realize um maior número de actividades sem ser necessário ajuda e com segurança.

Princípios de um serviço de Terapia Ocupacional ao domicílio:

 

    • – Adaptação da casa Sabia que as cores de uma divisão da casa, podem influenciar o desempenho e participação da pessoas em actividades da vida diária? É verdade, existem diversas alterações que podem ser realizadas, muitas delas bastante simples, que irão promover a autonomia e o desempenho da pessoa. Veja este artigo e este e conheça algumas dessas adaptações.

 

    • – Aconselhamento e treino na aquisição de produtos de apoio Depois de uma avaliação de desempenho e das competências do cliente, o terapeuta ocupacional pode sugerir produtos de apoio como abotoadeiras, calça meias, talheres adaptados, entre outros, para que o cliente recupere a sua autonomia em ocupações que considerou como um problema. Para os terapeutas ocupacionais da Eu Consigo, sugerir produtos de apoio não é suficiente. É fundamental que seja realizado um treino com esses produtos de apoio para que a pessoa compreenda qual a melhor forma de os utilizar e sinta que esse produto é uma mais valia.

 

    • – Treino de desempenhos se um dos seus objectivos é cozinhar de forma autónoma, porque há de realizar treinos de desempenho numa cozinha que não é a sua, com características completamente diferentes? Ainda que o treino em centros de reabilitação em cozinhas adaptadas permita a aquisição de diversas competências fundamentais para que, no futuro, consiga realizar essa actividade de forma autónoma; não concorda que faz mais sentido fazer esse treino no contexto onde realmente vai cozinhar? Desse modo o terapeuta ocupacional que está a acompanhá-lo pode sugerir alterações imediatas nesse contexto que promovam o seu desempenho.

 

    • – Os cuidadores também são membros da equipa Os cuidadores são elementos essenciais no processo de reabilitação e por isso considerados como membros da equipa. São eles que passam mais tempo com o nosso cliente e são eles muitas vezes os nossos cúmplices que perpetuam o trabalho realizado nas sessões de Terapia Ocupacional. É importante envolvê-los no processo, ensinando-lhes estratégias que permitam, não só promover resultados, mas também proteger a sua própria saúde.

Tem um familiar com dificuldades em realizar actividades do dia-a-dia? Já caiu em casa? Precisa de ajuda para comer? Para se vestir? Nós podemos ajudar. Contacte-nos e marque uma consulta de Terapia Ocupacional. Vamos ter consigo e avaliamos os problemas no ambiente onde eles ocorrem.

É cuidador e gostava de esclarecer dúvidas e aprender mais? sente que está a prejudicar a sua saúde? Inscreva-se na nossa formação Cuidar Bem, Cuidando-se nível II e saiba como cuidar sem prejudicar a sua saúde. Esta formação tem ainda uma bolsa de emprego onde os formandos, que procurem oportunidades de emprego, serão convidados a participar numa entrevista para integração em bolsa de colaboradores de prestação de cuidados.

2 Responses to “De que forma a Terapia Ocupacional ao domicílio pode ajudar o seu familiar?”

  • Isabel Cardoso Domingues Março 20, 2017 at 9:05 am Responder

    Sou terapeuta Ocupacional e Gosto muito de saber que “Ideias e Coisas “como esta, tão indispensáveis e do interesse de Todos começam a ser feitas. PARABÉNS . Desejo que continuem com muita Força e Êxito e que a ideia se multipique.

    • Eu Consigo Março 20, 2017 at 12:58 pm Responder

      Obrigado, Isabel. Ficamos gratos pelas suas palavras de encorajamento.

Leave a Comment

Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades

O que é a Terapia Ocupacional?

Copyright 2012 - Eu Consigo. All Rights Reserved Em caso de litígio o foro competente será o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa

scroll to top