Date: Dezembro 21, 2017

Author: Eu Consigo

Tags: , ,

No Comments »

Como gerir e aproveitar a época natalícia e o ano novo – dicas para os Pais

O fim do ano e esta época de festividades podem ser entusiasmantes mas também trazem alguns desafios para todos nós, incluindo para os cuidadores de crianças com necessidades especiais. À medida que o “dia D” vai se aproximando pode ser útil ter alguns truques na manga de forma a preparar o seu filho para as diversas ocasiões familiares, viagens ou alterações na rotina diária.

Uma equipa de Terapeutas Ocupacionais e Terapeutas da Fala indicaram algumas ideias que podem ser úteis para a sua família. O objetivo é preparar e dar suporte à criança de modo que esta época possa ser desfrutada por toda a família.

Lembre-se de falar com os seus terapeutas sobre eventuais preocupações que tenha para que eles possam dar o melhor suporte possível.

Dica 1 – Fale com o seu filho sobre quem vai participar nas ocasiões familiares. Por exemplo: no jantar de Natal vão estar a Tia Madalena, a prima Sara, o avô Manuel, o Joaquim e a Filipa, e avó Margarida. Se tiver fotografias de cada pessoa procure mostrá-las ao mesmo tempo que identifica as pessoas que vão estar presentes.

Dica 2 – Motive a criança a levar um dos seus brinquedos favoritos para os eventos sociais. Um objeto familiar pode ajudar a acalmar a criança em novos ambientes ou em sítios que só vai esporadicamente.

Dica 3 – Crie um calendário com o planeamento de cada dia. Este pode incluir visitas ao parque, ficar com os avós, comprar presentes ou passar uns dias fora num programa escolar para férias.

Dica 4 –  Pense em brinquedos, jogos e atividades caseiras que possam ser divertidas e que também tenham um benefício terapêutico. Fale com o seu terapeuta para ter algumas ideias que o possam ajudar.

Dica 5 – Faça uma lista sobre “o que fazer quando não tens nada para fazer”. Isto pode proteger os pais da conversa “que seca” que por vezes surge.

Esperamos que estas dicas tenham sido úteis e desejamos a todos umas boas festas!

Gostaria de ter um Terapeuta Ocupacional a acompanhar o seu filho em sua casa? Fale connosco e conheça os benefícios de realizar a terapia em casa – 966 791 799 / geral@projectoeuconsigo.pt. Conheça mais sobre o nosso trabalho no âmbito do desenvolvimento infantil aqui.

Leave a Comment

Partilhe :)