Date: Novembro 24, 2018

Author: Eu Consigo

Tags:

No Comments »

Ajude os seus pais a permanecerem em casa quando envelhecem

Um dos seus pais (ou ambos) está a sentir maiores dificuldades a gerir a sua vida quotidiana em casa? Está preocupado com a segurança ou a saúde de um familiar que vive sozinho?

À medida que as capacidades diminuem em resultado do processo de envelhecimento, as famílias ou outros cuidadores têm muitas vezes de ajudar uma pessoa mais velha a obter a assistência de que necessita para se manter a viver em casa de forma segura e independente. O terapeuta ocupacional trabalha com a família e com a pessoa idosa para se assegurar de que as recomendações no sentido de aumentar a segurança e independência são as mais adequadas relativamente a cada caso específico, tendo em conta as preferências, necessidades, capacidades, ambiente, orçamento disponível e a outros critérios que possam ser importantes. As dicas que se seguem são da autoria de terapeutas ocupacionais que trabalham com famílias para ajudar pessoas idosas a permanecer nas suas casas.

Determinar se a pessoa idosa pode viver em casa em segurança

O que você pode fazer:

O ideal é conversar com os seus pais sobre esta questão antes de ela se tornar urgente e encorajá-los a partilhar as suas preocupações. Enfatize o facto de que sentir dificuldades não significa ter de abandonar a casa. Mantenha-se atento a quaisquer indícios de que devido a dificuldades físicas ou mentais algumas actividades diárias se podem ter tornado demasiado difíceis. Há contas que ficam por pagar? A pessoa está a descurar a sua aparência ou a saltar refeições? A casa parece estar a ser negligenciada?

O que um terapeuta ocupacional pode fazer:

Um terapeuta ocupacional pode avaliar a casa dos seus pais para identificar as incapacidades e problemas de segurança e fazer recomendações que vão ao encontro dos seus pais ou outro membro da família. Também consegue avaliar a capacidade de se mover em comunidade, por exemplo para fazer compras, ir a consultas médicas, ir à missa, participar em actividades sociais, ou outras, e sugerir opções para ultrapassar dificuldades.

Oferecer assistência sem ser demasiado intrusivo

O que você pode fazer:

Foque as suas preocupações, em vez das eventuais incapacidades da pessoa mais velha. Diga por exemplo «Preocupa-me que possas cair nas escadas da cave por serem escuras. Como presente de aniversário, vamos certificar-nos de que as escadas ficam bem iluminadas e seguras».

Introduza pequenas modificações como presentes ou serviços quando repara numa necessidade. Por exemplo, substitua as lâmpadas de difícil acesso por outras de maior potência, contrate profissionais para limpezas ou jardinagem regulares, combine uma entrega semanal de uma refeição de um restaurante que a pessoa aprecie, etc.

Explique que a sua ajuda não é uma obrigação mas sim algo que gosta de fazer.

O que um terapeuta ocupacional pode fazer:

Um terapeuta ocupacional pode sugerir formas de abordar este assunto sem deixar de respeitar a autonomia da pessoa idosa. Pode também sugerir adaptações simples ou complexas a fazer na casa, grupos de apoio, opções para se deslocar na comunidade e outros serviços que permitirão que a pessoa idosa continue a desempenhar as actividades que mais apreciam com facilidade e em segurança. O terapeuta ocupacional avalia a forma como a pessoa desempenha as suas actividades e fornece recomendações personalizadas para melhorar a segurança, diminuir o grau de dificuldade e incrementar a capacidade no momento presente e no futuro. As sugestões podem incluir a utilização de adaptações e produtos de apoio tais como barras de apoio, elevadores de escadas, baixar a altura de um balcão, substituir as maçanetas das portas por puxadores mais ergonómicos, alargar portas, entre muitos outros…

Modificar a casa dos seus pais com um orçamento limitado

concept of mortgage and savings

O que você pode fazer:

Tire partido de grupos comunitários com voluntários que ajudam a reparar e modificar as casas de quem não pode fazê-lo sem apoio financeiro.

O que um terapeuta ocupacional pode fazer:

Um terapeuta ocupacional pode sugerir adaptações de baixo custo. Por exemplo, usar uma pinça de alcance para evitar ter de subir a um escadote ou ter de se dobrar, ou usar o micro-ondas em vez do forno para prevenir acidentes. Ajuda também a treinar o uso das adaptações e produtos de apoio escolhidos, esclarecendo quaisquer dúvidas e recomendando a melhor forma de ultrapassar dificuldades.


Texto traduzido e adaptado de «Tips for Living Life to its Fullest» da AOTA

Gostaria de discutir o seu caso com um terapeuta ocupacional? Contacte-nos!

 

Leave a Comment

Partilhe :)