Adaptações para uma Vida Independente

collage

 Adaptações em Casa

Muitas pessoas que têm mobilidade reduzida ou sentem dificuldade em executar as tarefas do dia a dia nas suas casas consideram a hipótese de mudar de casa ou ir viver para um lar de idosos ou outra instituição. Antes de se resignar a abandonar o seu espaço, peça a um terapeuta ocupacional que faça uma avaliação do mesmo e sugira as adaptações necessárias para lhe conferir um maior nível de independência. Pode ser uma solução mais rápida, mais eficaz e muito mais barata.

Depois de um acidente, lesão ou simplesmente devido ao envelhecimento, acontece que um sintoma ou condição se torne frequente ou mesmo permanente. Nesses casos, é possível que uma simples adaptação possa ser a chave para melhorar a sua qualidade de vida. É aí que o terapeuta ocupacional intervém,  avaliando e ajudando-o a adaptar a sua casa, local de trabalho ou outro às suas rotinas, necessidades específicas e preferências, usando os equipamentos mais adequadas ao seu caso. Por exemplo, um elevador de escada, uma rampa ou uma zona de duche sem desníveis podem fazer a diferença para quem tem mobilidade reduzida. Preparado para identificar situações de risco a eliminar e para prescrever equipamentos capazes de promover a sua independência, o terapeuta ocupacional auxilia-o ainda na escolha, na colocação e na aprendizagem das melhores formas de utilização de cada equipamento.

Produtos de Apoio

Muitas das limitações que encontra na sua vida quotidiana podem ser ultrapassadas com a utilização de produtos de apoio. Mas a sua escolha e utilização desadequadas pode mesmo ser prejudicial, chegando a ocasionar acidentes. O terapeuta ocupacional está habilitado a avaliar cada situação, recomendar-lhe o produto mais apropriado.

Para além de ajudar a escolher, o terapeuta ocupacional pode e deve contribuir também para personalizar e treinar a correcta utilização, inclusivamente no ambiente de desempenho da pessoa com incapacidade, para a verificação da sua eficácia, bem como mais tarde aconselhar a sua substituição caso necessário.

Através dos bancos produtos de apoio, já é possível pedir emprestado algum material básico, nomeadamente de banho ou sanitário, anti-escaras, facilitador de mobilidade, ou para acamados, entre outros. É também possível obter financiamento através das entidades prescritoras  – centros de saúde, hospitais e centros especializados. Se pensa que precisa ou se lhe foi aconselhado um produto de apoio, não hesite em contactar-nos.

Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades

O que é a Terapia Ocupacional?

Copyright 2012 - Eu Consigo. All Rights Reserved Em caso de litígio o foro competente será o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa

scroll to top