Date: Outubro 16, 2017

Author: Eu Consigo

Tags: , ,

No Comments »

10 benefícios das actividades de colorir para seniores

As actividades de colorir são, desde há muito tempo, consideradas actividades terapêuticas quer para os mais novos quer para idosos. Desta actividade resultam sentimentos de tranquilidade, prazer e satisfação e são vários os benefícios terapêuticos já conhecidos.

Colorir para Adultos

Pintar como hobby para adultos tem vindo a ganhar muitos adeptos nos últimos anos principalmente com os livros de colorir que têm surgido e que estão disponíveis nos mais diversos sítios. Os técnicos que recorrem a esta actividade já não têm que se preocupar com o facto de poder parecer infantil colocar adultos e/ou idosos a colorir imagens.

Arte-Terapia para Idosos

Estudos realizados para perceber quais os efeitos das actividades de colorir para pessoas com demência demonstraram resultados positivos sendo que os mais significativos são a diminuição da agitação e ansiedade.

Os benefícios terapêuticos surgem em parte pelo facto de esta ser uma actividade que requer ao participante concentração e ao fazê-lo acabam por abstrair-se dos problemas enquanto pintam. O relaxamento e a meditação frequentemente surgem durante a actividade.

Benefícios das actividades de colorir para seniores

  1. 1. Melhora o humor
  2. 2. Alivia o stress
  3. 3. Reduz a agitação
  4. 4. Promove a socialização e a reminiscência
  5. 5. Fornece um espaço/momento para autoexpressão
  6. 6. Ajuda a manter competências motoras
  7. 7. Promove a destreza
  8. 8. Promove a coordenação oculomotora
  9. 9. Incentiva a cooperação
  10. 10. Estimula o sentimento de competência e eficácia.

Materiais a utilizar – a qualidade importa

  • – Não se esqueça que a qualidade dos materiais é importante quando apresenta este tipo de actividades a adultos: quanto melhor forem os materiais melhor são os resultados. No entanto pode começar com uma caixa grande de lápis coloridos, e se o seu orçamento permitir utilize lápis-aguarela que são mais fáceis de esfumar as cores e obter resultados mais interessantes.
  • – Compre papel de qualidade numa loja de arte.
  • – Procure livros para pintar adequados à idade dos participantes.

Promover a criatividade

Todas as pessoas conseguem ser criativas. Existem participantes mais tímidos e que sentem dificuldade em permitirem-se serem criativos uma vez que as suas expectativas estão muito elevadas. Por vezes assumem que a arte tem que seguir certas directrizes em vez de renderem as suas mentes e humor à actividade. Motive os participantes a esquecerem-se dos julgamentos e para desfrutarem da experiência das cores.

Vai verificar que quando os participantes estiverem envolvidos na actividade, um estado contemplativo instala-se no grupo e o silêncio surge. A concentração necessária para os movimentos repetitivos (para cima-baixo, esquerda-direita) promove um ambiente calmo e reflexivo.

Considere convidar crianças para participarem em conjunto

Não se esqueça que esta é uma actividade intergeracional. Colorir com as crianças pode ser inspirador. Os participantes que não realizem esta actividade sozinhos podem fazê-lo com os seus netos ou com visitantes do lar. A partilha vai promover a conversação e a troca de ideias, permitindo o relaxamento e a satisfação.

Planeamento de uma sessão de pintura

Se planeia apresentar esta actividade aos seus clientes, existem alguns aspectos que deve ter em conta:

  • – Como já foi referido – o material é importante. Adultos podem considerar utilizar lápis de cera infantil e até humilhante, desistindo de participar. Marcadores não são adequados para seniores; facilmente mancham o papel e o que estiver por baixo e também pode ser difíceis de controlar para indivíduos com défices na destreza.
  • – Procure utilizar um papel adequado para pinturas evitando as folhas A4 de impressora. Nas lojas de arte e papelarias podem encontrar folhas de diferentes grossuras e até de diferentes texturas, tornando a actividade mais interessante.
  • Motive e elogie os participantes. Colorir e pintar é uma forma de autoexpressão; aqui não existe a “forma certa” para colorir. Cada cor selecionada pelos participantes tem o seu significado que pode afectar, de forma subtil, o corpo, a mente e as emoções de cada indivíduo.

Realize este tipo de sessões com alguma frequência

Inicie uma sessão com actividades para colorir regularmente. Estas sessões devem ser estimulantes, empolgantes e pertinentes. Convide os participantes pessoalmente e um a um e, se possível, convide um artista para conversar com os participantes e motivá-los para realizarem este tipo de activdades.

Colorir para pessoas com a doença de Alzheimer

As actividades para colorir são indicadas para pessoas com demência ou com a doença de Alzheimer. Encontrar actividades para este grupo de pessoas por vezes pode ser desafiante: a evolução da doença é diferente para cada indivíduo e pode ser complicado perceber quais as memórias significativas do seu passado.

Neste tipo de sessões onde os clientes são pessoas com demência evite desenhos abstractos: isto pode confundi-los e até irritá-los. Procure escolher imagens que eles sejam capazes de reconhecer do seu dia-a-dia como carros antigos, gatos, roupa, comboios, paisagem, futebol, flores, pássaros entre outros. Aproveite pistas dadas pelos mesmos sobre o seu passado: viagens realizadas, desportos jogados, terras onde cresceram.

Dê um pouco de cor à vida dos seus clientes!

As actividades de colorir são divertidas e a grande maioria das pessoas gosta de criar. Colorir é uma óptima e creativa forma de introdução à arte.

Texto traduzido e adaptado a partir de: The benefits of coloring in for the elderly por Joana Emauz Madruga.

Leave a Comment

Subscreva a nossa newsletter e receba todas as novidades

O que é a Terapia Ocupacional?

Copyright 2012 - Eu Consigo. All Rights Reserved Em caso de litígio o foro competente será o Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa

scroll to top

Partilhe :)